"Educar não é apenas um ato de amor, mas uma arte!"
Lais Lacerda
|
Ciências Contábeis
• Missão
• Objetivos • Perfil Comum do Egresso • Ementas • Formação Acadêmica e Profissional • Links Na FAJOLCA o curso de Ciências Contábeis tem como missão formar profissionais hábeis e competentes, com uma visão holística, sistêmica e empreendedora, compreendendo a realidade das organizações na promoção do desenvolvimento econômico e social, bem como o seu papel como agente de mudanças, respeitando as leis, as instituições e os seres humanos, fundamentando-se na conduta ética e responsabilidade social.
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Buscar de forma contínua, por meio da integração entre pesquisa, ensino, extensão, teoria e prática, a formação de profissionais competentes para o exercício de suas funções, desempenhando-as de forma ética e com responsabilidade social, exercitando a cidadania em sua plenitude, contribuindo para o bem-estar da sociedade, interagindo em seu nível sócio-econômico-político. Para atingir estes objetivos o profissional deverá absorver conhecimentos técnicos específicos de Ciências Contábeis, bem como outros conhecimentos das ciências afins, visto que o curso também prevê a formação generalista. O curso realça a importância da atualização do profissional visando mantê-lo informado sobre as constantes alterações que ocorrem na área contábil. No mundo dos negócios, as transformações estão ocorrendo rapidamente, modificando a forma de gerenciamento das informações nas empresas, que agora necessitam de profissionais com muita versatilidade e habilidades para interpretar os fenômenos que impactam nos resultados do negócio. O Profissional Contábil deve ter competências para atuar neste mercado em crescente transformação, com habilidades competência nos assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais, conseguindo direcionar as suas conclusões com o conhecimento da Ciência Contábil. A realidade de mercado hoje exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades. Mais do que apenas registrar os atos e fatos da empresa, o profissional deve contribuir no processo decisório para que empresa atinja seus objetivos e mantenha-se em continuidade. Para desempenhar essas funções, sua formação hoje deve conter noções sólidas de finanças, economia e gestão, mas, também, de ciências humanas, ética e responsabilidade social. No Brasil, a Ciência Contábil está passando por um período de grande transformação, em decorrência da Lei 11.638/07 (nova Lei das Sociedades Anônimas), que abriu caminho para o País adequar a sua contabilidade de acordo com as regras e critérios contábeis internacionais, a partir de 2010. A nova Lei tem como um de seus principais objetivos a modernização e harmonização da legislação societária brasileira com os melhores princípios e práticas contábeis internacionais, adequando o Brasil aos sistemas contábeis mais utilizados e aceitos no exterior. Fato que muitos especialistas e profissionais da área consideram como sendo o mais importante desde a criação da Lei das Sociedades Anônimas, a Lei 6404 de 15 de dezembro de 1976. 2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Capacitar tecnicamente o aluno para exercer com competência a habilitação de Contador.
Proporcionar aos alunos, através do Estágio Supervisionado, um ambiente empresarial autêntico do sistema contábil informatizado e diminuir a dicotomia entre teoria e prática. As constantes transformações sociais, econômicas e tecnológicas, bem como a crescente interdependência da economia mundial acentuam o processo de globalização exigindo, assim, um novo perfil para a profissão contábil. A Contabilidade é a principal linguagem dos negócios e está fundamentada na formação de profissionais que possuam a visão do todo interconectado sem perder a especialidade. O Contador deve conhecer uma determinada área de atuação com uma sólida visão interdisciplinar, tendo capacidade de perceber os fenômenos organizacionais, econômicos e financeiros dentro de uma lógica de atuação e poder fornecer informações e análises sobre a gestão das empresas dando suporte aos mais variados tipos de usuários e auxiliando no processo decisório.
3.2 Competências e Habilidades Diante disso, o curso de Contabilidade da FAJOLCA deve possibilitar que o egresso revele as seguintes competências:
|